NORDESTE / ‘Negro, nordestino, católico e petista’: Datafolha traça perfil do torcedor do Bahia

Pesquisa traz principais informações socioeconômicas e detalha as preferências de torcedores dos clubes de maior torcida do país
Pesquisa traz principais informações socioeconômicas e detalha as preferências de torcedores dos clubes de maior torcida do país
O torcedor do Bahia é negro, nordestino, homem, católico, petista, tem mais de 45 anos, possui ensino fundamental completo e ganha até dois salários mínimos. É o que aponta pesquisa Datafolha que detalha o perfil dos torcedores brasileiros. O levantamento foi divulgado na última terça-feira (17).

A sondagem realizada com adeptos dos clubes de maior torcida do Brasil destrinchou as particularidades da massa tricolor, mostrando suas preferências e principais informações socioeconômicas. O instituto de pesquisas, contudo, não fez o mesmo levantamento com a torcida do Vitória.

Segundo o Datafolha, a maioria dos tricolores é homem (65%) e se enquadra na faixa etária entre 45 e 59 anos (25%), mesmo percentual daqueles que têm mais de 60 anos – outros 24% têm entre 25 e 34 anos. Com a maior torcida do Nordeste entre os clubes nordestinos, ao lado do Sport, o Esquadrão tem 88% de seus torcedores localizados na região. Os outros 12%, de acordo com o estudo, moram no Sudeste.

As estatísticas sobre a média de escolaridade mostram a maioria dos adeptos do Bahia com ensino fundamental (41%) – ante 33% com ensino médio e 27% com ensino superior. No que tange à renda familiar mensal do torcedor tricolor, a maioria declarou receber até dois salários mínimos (48%) – no outro lado da pirâmide social, apenas 3% ganham mais de 50 salários mínimos.

Torcedores de um clube localizado no Estado com o maior contingente negro do País, os tricolores que se declararam negros (36%) ou pardos (34%) somam 70%. Eles também se autodeclaram, em sua maioria, católicos (42%) e petistas (31%).

Por: bahia.ba
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]