POLÍTICA / Esposa de Eduardo Cunha não vai cumprir pena e nem perderá o 1,5 milhão de dólares em conta na Suíça

Cláudia Cruz, condenada na Lava Jato a 2 anos e meio por evasão de divisas, teve sua pena convertida em serviços comunitários
Cláudia Cruz, condenada na Lava Jato a 2 anos e meio por evasão de divisas, teve sua pena convertida em serviços comunitários
Eduardo Cunha e Claudia Cruz | Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
A jornalista Cláudia Cruz, esposa do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (MDB), condenada na Lava Jato a 2 anos e meio por evasão de divisas, teve sua pena convertida em serviços comunitários. A decisão foi do Tribuna Regional Federal da 4ª Região.

Com isso, Cláudia não precisará usar tornozeleira eletrônica e também não precisará ficar em recolhimento domiciliar. De acordo com o advogado Pierpaolo Cruz Bottini, “o Tribunal apenas seguiu aquilo que é previsto em lei, garantindo a Cláudia o direito a uma pena menos severa quando a sanção é menor que quatro anos”.

Ela havia sido absolvida pelo então juiz Sérgio Moro, em julgamento de primeira instância. Porém, a 8ª Turma do TRF-4 a condenou. A jornalista era acusada por supostos gastos oriundos de propinas ao parlamentar.

Na avaliação dos desembargadores, não houve demonstração de que os valores na conta bancária secreta aberta em 2008, na Suíça, eram frutos de ilícitos perpetrados anteriormente e, por isso, determinaram a liberação do confisco do dinheiro.

Petróleo
A ação surgiu após contrato de aquisição pela Petrobras dos direitos de participação na exploração de campo de petróleo na República do Benin, na África. A transação teria envolvido o pagamento de propina a Cunha de cerca de 1,3 milhão de francos suíços, o que equivale a US$ 1,5 milhão.

Para o Ministério Público Federal (MPF), uma parcela da propina recebida por Cunha no contrato de Benin teria sido repassada para a conta de Cláudia.

Por: revistaforum
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]