MEIO AMBIENTE / Garça-real é fotografada por morador de Itaberaba; ave vive solitária e se destaca por plumagem incomum

A garça-real é uma ave pelecaniforme da família Ardeidae, e cientificamente registrada de Pilherodius pileatus.
A garça-real é uma ave pelecaniforme da família Ardeidae, e cientificamente registrada de Pilherodius pileatus.
A garça-real tem na cabeça uma espécie de capuz preto, contrastando com a face e o bico azuis | Foto: Iranildo Lima
Com característica de viver solitária e por sua plumagem colorida e incomum na natureza, uma garça-real foi fotografada por morador do município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, na última semana. Iranildo Lima teve a feliz oportunidade de encontrar na cidade chapadeira, a ave justamente sozinha e com sua plumagem que chama a atenção de qualquer fotógrafo que atua em aventuras para capturar belas imagens. A garça-real é uma ave pelecaniforme da família Ardeidae, e cientificamente registrada de Pilherodius pileatus.

Em uma breve pesquisa, a ave é encontrada em quase todas as regiões brasileiras, exceto no Nordeste e Rio Grande do Sul. Então, a imagem se torna ainda mais rara, já que a aparição desta ave não é registrada na região chapadeira. No exterior, é encontrada desde o Panamá à Colômbia, Bolívia e Paraguai.

Matéria do site G1 aponta que a ave é conhecida também como ‘garça-morena’, ‘garcinha’ e ‘garça-de-cabeça-preta’ “e se destaca pelo jeito como voa, batendo as asas aceleradamente e com pequena amplitude, o que a distingue de longe no céu”. Sua plumagem incomum tem no corpo a coloração dominante, o branco-amarelado, com pescoço e peito em tons creme. “O registro foi no último domingo (27) em uma região conhecida como ‘Roça Velha’, às margens do Rio Piranha”, informa Iranildo ao enviar imagens ao Jornal da Chapada.

Mais dados sobre o animal
A garça-real tem na cabeça uma espécie de capuz preto, contrastando com a face e o bico azuis. Tudo nela remete a uma certa elegância, o que não e incomum nas aves. Até quando sai da água, por exemplo, seca-se ao sol, imponente, abrindo as asas de forma magistral. Quando adulta, a ‘garcinha’ ganha na nuca duas a três penas diferenciadas, compridas e finas, que pendem até o dorso.

Ela tem em média de 55 centímetros de comprimento, vive solitária ou em grupos pequenos, de dois a três indivíduos. Para dormir ela prefere ficar sozinha. No geral, a garça-real dorme sobre árvores ressequidas e por essas e outras características, é menos frequente que as outras garças.

Por: jornaldachapada
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]