NORDESTE / Óleo no Nordeste é um dos piores acidentes ambientais da história do Brasil, diz oceanógrafo

O óleo que atinge mais de cem praias em nove Estados do Nordeste mostra despreparo das autoridades brasileiras, que enfrentam um dos piores desastres ambientes de sua história, afirma o oceanógrafo David Zee.
O óleo que atinge mais de cem praias em nove Estados do Nordeste mostra despreparo das autoridades brasileiras, que enfrentam um dos piores desastres ambientes de sua história, afirma o oceanógrafo David Zee.
Desde o início de setembro, manchas de petróleo começaram a surgir em praias da região Nordeste.

A contaminação vai do Maranhão até a Bahia e afeta a vida marinha e prejudica o turismo na região.

Ainda não há confirmação da origem do material, mas análise da Petrobras indica que o óleo tem origem venezuelana, hipótese negada por Caracas. A investigação do episódio envolve a Polícia Federal, o Comando da Marinha, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O presidente Jair Bolsonaro afirmou ter "quase certeza" de que o petróleo chegou às praias em um "ato criminoso".

Em entrevista à Sputnik Brasil, o professor do curso de oceanografia da Universidade Estadual do Rio (UERJ) David Zee também aposta em um derramamento intencional, já que não houve comunicação ou pedido de resgate de nenhuma embarcação.

"Esse evento demonstrou como o país não está preparado. Você pode perceber que as reações são lentas, temos presença de óleo desde setembro e muito pouco foi feito", diz Zee. O professor da UERJ ressalta o incidente é de "grandes proporções" e que não se lembra de outro episódio "dessa ordem de grandeza no Brasil".

"Quanto mais se demora, mais o mar será contaminado. Pode chegar a um determinado ponto em que o espalhamento é tamanho que não se tem condições viáveis de retirar o óleo e ele será absorvido pelo oceano. É um produto químico extremamente nocivo aos seres vivos", analisa Zee.

Por: sputniknews
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]