POLÍTICA / Recurso de Lula na Lava Jato andou mais rápido que 85% dos casos no tribunal

O processo envolvendo o sítio de Atibaia e que tem como principal réu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um dos 15% mais rápidos em tempo de tramitação no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), responsável pelas ações da Lava Jato. O recurso do petista levou 71 dias entre o protocolo e o fim da elaboração do voto do relator.
O processo envolvendo o sítio de Atibaia e que tem como principal réu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um dos 15% mais rápidos em tempo de tramitação no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), responsável pelas ações da Lava Jato.
Agência Brasil
No entanto, o processo, que teve a condenação de Lula em primeira instância por corrupção e lavagem de dinheiro, é bastante complexo. O levantamento levou em consideração 993 ações do tribunal que foram liberadas este ano pelo relator, nas quais o voto principal já havia sido concluído.

Apesar da rapidez na tramitação, o recurso do ex-presidente pode retroagir (voltar ‘no tempo’) em nove meses, em razão da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que réus não delatores precisam se manifestar por último em ações penais. Com isso, cabe ao TRF4 decidir, nesta quarta-feira (30), se anula ou não a sentença dada a Lula.

O procurador regional Maurício Gerum, da força-tarefa da Lava Jato, já se manifestou favorável à anulação. Mas, a defesa de Lula, feita pelo advogado Cristiano Zanin Martins, solicitou a suspensão da sessão desta quarta e pediu que o tribunal analisasse não apenas a possibilidade do retorno do processo à fase anterior à sentença, mas também a anulação total da ação.

O pedido, no entanto, foi negado pelo relator João Pedro Gebran Neto, sob o argumento de que não cabia à defesa de Lula contestar por meio de agravo regimental (um tipo de recurso) a inclusão de um julgamento na pauta da corte.

Por: bnews
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]