MEIO AMBIENTE / Nove rios nascem ou banham Feira de Santana

O desmatamento da mata ciliar, as queimadas e a despejo do esgoto doméstico sem tratamento estão entre os principais problemas que afetam os mananciais.

O desmatamento da mata ciliar, as queimadas e a despejo do esgoto doméstico sem tratamento estão entre os principais problemas que afetam os mananciais
Às vésperas do Dia Nacional do Rio, comemorado no dia 24, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Semmam (Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais) alerta a população quanto o seu papel na proteção das nascentes, lagoas e rios.

Cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade de todos, conforme o artigo 225, capítulo VI, da Constituição Federal”, destaca o chefe do Departamento de Educação Ambiental, João Dias. Diz ainda que os crimes que acontecem contra os recursos hídricos têm a participação direta da sociedade.

Ele lembra que Feira de Santana é banhada por importantes rios, que nascem e atravessam o município, sendo assim considerada uma “cidade privilegiada”.

Não foi à toa que na sua origem foi chamada de Santana dos Olhos D’Água. Contudo, é uma cidade como qualquer outra que tenta dia após dia conter as ações humanas”, afirma. Observa que a zona rural ainda é muito afetada pelos crimes ambientais, geralmente cometidos tanto pelo homem do campo quanto pelos donos das grandes propriedades rurais.

A gente observa que ainda há muito desmatamento da mata ciliar (aquela que margeia o rio para protegê-lo), que pode levar a consequências trágicas, como queda do barranco, aterro do rio e, até a sua morte, porque a água esquenta, a temperatura aumenta, os peixes morrem e as aves fogem”.

Além disso, aponta o chefe do Departamento de Educação Ambiental, existem as queimadas, os desmatamentos nos biomas caatinga e mata atlântica e o despejo do esgoto doméstico da cidade para os rios.

Ações para a conscientização

João Dias defende que as ações educativas voltadas para a conscientização e sensibilização das pessoas são importantes. Neste sentido, destaca as ações que o governo do prefeito Colbert Martins Filho tem desenvolvido. “É preciso que a sociedade reflita sobre o que está fazendo para proteger os mananciais, principalmente os rios”.

Entre os trabalhos voltados para a conscientização ecológica da população, ele destaca o “Projeto Santana dos Olhos D’Água”, com a realização de ações diretamente ligadas à preservação dos mananciais - lagoas, nascentes e rios, em que são promovidos seminários, palestras, rodas de conversas; e o “Projeto Viver Melhor no Campo”, cujo objetivo é também o de orientar os moradores da zona rural a manejar de forma correta os recursos naturais, inclusive os rios.

Degradação mata rios

Nascem ou passam por Feira de Santana os rios Pojuca, Subaé, Jacuípe - maior de todos - Aguilhadas, no distrito de Ipuaçu, Cavaco - cuja nascente está em Anguera, mais o do Peixe e Tocós, ambos no distrito de Jaguara. Todos eles compõem as bacias hidrográficas do Paraguaçu e do Recôncavo Norte.

O distrito de Jaguara, embora seja o mais seco, é o que possui mais rios. Está no semiárido, bioma caatinga, temperatura alta. Mas é banhado por três rios: Tocós, que nasce em Candeal, passa em Riachão e desagua no Jacuípe; o rio do Peixe, que nasce em Barrocas, passa em Serrinha, Candeal, Tanquinho. Todos eles confluem com o Jacuípe, em Jaguara”, afirma João Dias.

Ele lamenta que alguns rios morreram devido as agressões provocadas pelo homem, que são o Humildes, no distrito homônimo, e São José, em Maria Quitéria. Entre os fatores que contribuíram para isso, aponta as mudanças climáticas, a morte das nascentes, a invasão das margens, o despejo de esgoto doméstico e o desmatamento.

Semmam está produzindo videodocumentário

Um importante projeto sendo executado pela Secretaria do Meio Ambiente é a produção de um videodocumentário sobre o Rio Jacuípe, cujas gravações estão em andamento com previsão de serem finalizadas em dezembro. Desde que foi iniciada, há cerca de quatro meses, já foram percorridos dois mil quilômetros da Bacia Hidrográfica.

As equipes da Semmam, em parceria com a Secretaria de Comunicação, já estiveram na zona rural de Morro do Chapéu, onde nasce o rio, Piritiba, Barragem do França e na Barragem Governador João Durval Carneiro. Ainda vão percorrer os municípios de Gavião, Riachão do Jacuípe, Antônio Cardoso, São Gonçalo dos Campos, Feira de Santana e Conceição da Feira.

O Rio Jacuípe nasce na Chapada Diamantina, em Morro do Chapéu, a 1.011 metros de altitude e depois de 437 quilômetros chega ao final, onde desemboca no Paraguaçu. Ele passa por 36 municípios, que compõem a sua bacia hidrográfica e impacta diretamente em toda riqueza desses municípios. Esse documentário será um marco na história”, pontua João Dias.

Por: PMFS
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]