BRASIL / Após discursos de Bolsonaro incitando discriminação racial, juíza determina inédito 'direito de resposta' para povo indígena

Uma juíza federal determinou à União e à Funai que uma carta dos waimiris-atroaris, índios que vivem entre Amazonas e Roraima, seja publicada em um prazo de 30 dias "nos sítios eletrônicos do Palácio do Planalto e ministérios, em ícone da página inicial".

discursos de Bolsonaro incitando discriminação racial
O inédito direito de resposta vem após diversas declarações do presidente Jair Bolsonaro, dadas desde janeiro de 2019, sobre os povos indígenas.

A solicitação feita por oito procuradores da República e aceita pela juíza federal substituta da 3ª Vara Federal de Manaus (AM), Raffaela Cássia de Sousa. A magistrada ainda pediu que a União e a Funai "indiquem às autoridades públicas", nos termos da Convenção contra todas as formas de discriminação racial, da ONU (Organização das Nações Unidas), "que não incitem ou encorajem a discriminação racial".

Essa recomendação deve ser divulgada "por meio de circular e manifestação pública dos ministérios e Presidência da República, no prazo de 20 dias".

Outra medida estabelecida pela juíza é que a União e Funai produzam um plano de combate ao discurso de ódio contra povos indígenas, além da "indicação de cronograma de reuniões com o movimento indígena e entidades indigenistas, a ser apresentado no prazo de 60 dias". Os dois entes do governo podem recorrer da decisão judicial.

Por: bnews
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]