BAHIA / Previsões de cheia no Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa se confirmam

O nível chegou a 7,74 metros nesta terça-feira (10), maior volume registrado desde o início de fevereiro, que foi de 7,33 metros.

A água já ocupa todo o leito do rio e se espalha pelas lagoas da margem
A água já ocupa todo o leito do rio e se espalha pelas lagoas da margem | Foto: Reprodução/Codevasf
As previsões de que o nível fluvial do Rio São Francisco subiria nos próximos dias nas imediações de Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia, como noticiamos (veja aqui), foram confirmadas. Imagens aéreas divulgadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) mostram a dimensão da cheia do rio. Segundo informações publicadas pela Agência Sertão, dados da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) indicam que esta é a maior cheia do Rio São Francisco desde 2012.

Neste período, o rio passou por duras secas, principalmente nos anos de 2014 e 2017. A água já ocupa todo o leito do rio e se espalha pelas lagoas da margem. O nível chegou a 7,74 metros nesta terça-feira (10), maior volume registrado desde o início de fevereiro, que foi de 7,33 metros. O nível em Bom Jesus da Lapa deve continuar subindo no decorrer da semana. Por esse motivo a população ribeirinha e pescadores devem ficar atentos às mudanças no rio. A cidade, no entanto, não deve ser atingida pela enchente, levando em conta dados históricos de vazão registrados no Norte de Minas Gerais.
A Hidroelétrica de Três Marias abriu abriu parcialmente as comportas no dia 28 de fevereiro e aumentou o vertimento na última quinta-feira (5). A previsão da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), operadora da usina, é de que as comportas continuem abertas até a próxima sexta-feira (13), no entanto, não deve haver mais aumentos de vazão.

As chuvas diminuíram nas regiões das cabeceiras do Rio São Francisco, em Minas. No Norte do Estado e Noroeste, além da Bahia, deve continuar chovendo até meados desta semana. Em Carinhanha e Malhada, acima de Bom Jesus da Lapa, o rio atingiu o nível de 6,57 metros nesta segunda-feira (9).

Por: Jornal da Chapada com texto base da Agência Sertão e dados do Notícias da Lapa
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]