ECONOMIA / APÓS ATAQUES À CHINA BRASIL DEIXA DE SER O PRINCIPAL EXPORTADOR

Importadora de soja do Brasil, a China deve passar a adquirir o produto também por meio dos Estados Unidos.

Foto: Ouro Safra/ Divulgação
A decisão, tomada “questões de segurança”, leva em consideração os recentes ataques de políticos associados ao governo Bolsonaro.

De acordo com a coluna de Nelson de Sá, na Folha de S. Paulo, o noticiário chinês fez várias referências ao Brasil na última semana. O tabloide Huanquiu/Global Times, por exemplo, ironizou em um título que, durante a escalada dos números do novo coronavírus, “Presidente brasileiro convoca jejum para se livrar do pecado”.

Além disso, a agência de notícias chinesa Xinhua fez um levantamento na América Latina, que mostrou que a região registra, até aqui, 30 mil casos da Covid-19. O Brasil tem mais de um terço destes casos.

Já a rede CCTV ressalta que “três epidemias estão para acontecer ao mesmo tempo no Brasil” – além do coronavírus, cita dengue e gripe.

Em entrevista coletiva no último sábado, coberta pelo diário Xin Jing Bao, um membro ministério da Agricultura chinesa, Wei Baigang, afirmou que “muitas pessoas se preocupam que a soja importada do Brasil venha a ser afetada. De acordo com ele, “as importações do Brasil não foram afetados em março, e as importações dos EUA devem crescer”.

Vale lembrar que Brasil e China viveram um momento de crise diplomática, no mês de março, após o filho do presidente Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, publicou em suas redes sociais ataques ao outro país. “Quem assistiu Chernobyl vai entender o que ocorreu. Subistitua a usina nuclear pelo coronavírus e a ditadura soviética pela chinesa (…) A culpa é da China e liberdade seria a solução”, escreveu.

No dia 24 do mesmo mês, Jair Bolsonaro afirmou ter conversado por telefone com o presidente da China, Xi Kinping, para “reafirmar nossos laços de amizade, e ampliar nossos laços comerciais”.

Por: bahiaeconomica
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]