POLÍTICA / Bolsonaro demite Mandetta e convida Teich para Ministério da Saúde

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, foi demitido do cargo hoje (16), após decisão do presidente Jair Bolsonaro.

Mandetta
Médico ortopedista e deputado federal pelo DEM, Mandetta foi nomeado como ministro da Saúde logo após a posse de Bolsonaro e estava em rota de colisão com o chefe do Executivo nacional devido à maneira como conduziu a crise da pandemia do coronavírus.

O ministro defende o isolamento social total como medida para combater a disseminação do vírus, enquanto Bolsonaro se posiciona a favor do chamado "isolamento vertical", que abrange apenas idosos e grupos de risco. Além disso, Mandetta é crítico ao uso de cloroquina no combate à Covid-19, defendido por Bolsonaro. A divergência levou a um conflito público entre os dois.
Saiba quem é Nelson Teich, novo ministro da Saúde do Brasil
Teich

Teich se diz a favor de “um isolamento estratégico ou inteligente”, em relação ao principal ponto de desgaste entre Bolsonaro e o ex-ministro Mandetta.

Nelson Luiz Sperle Teich é o novo ministro da Saúde do governo Jair Bolsonaro (sem partido). Teich assume o lugar de Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) com quem o presidente tinha atrito devido a discordâncias sobre as medidas de combate a pandemia. O oncologista se reuniu hoje (16), no Palácio do Planalto, com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Em artigo recente sobre a pandemia do novo coronavírus publicado em sua página no Linkedin no último dia 3 de abril, Nelson Teich se diz a favor de “um isolamento estratégico ou inteligente”, em relação ao principal ponto de desgaste entre Bolsonaro e Mandetta.

Usando um conceito que hoje permeia a saúde, ele deveria ser personalizado. Um modelo semelhante ao da Coreia do Sul. Essa estratégia demanda um conhecimento maior da extensão da doença na população e uma capacidade de rastrear pessoas infectadas e seus contatos. Estamos falando aqui do uso de testes em massa para Covid-19 e de estratégias de rastreamento e monitorização, algo que poderia ser rapidamente feito com o auxílio das operadoras de telefonia celular”, afirma o médico no artigo.

Nascido no Rio de Janeiro, o médico se formou pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em 1980 e se especializou em oncologia no Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Atualmente é Presidente da COI - Clínicas Oncológicas Integradas S.A. e é Diretor Executivo da MedInsight - Decisions in Health Care, uma consultoria de serviços médicos. Além disso, Teich é membro do corpo editorial do American Journal of Medical Quality.

Por: metro1
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]