FIQUE SABENDO! / Facebook começa a enviar alertas aos usuários que comentarem fakes news

As mensagens irão conectar os usuários às informações checadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

Facebook fakes news
Facebook passa a alertar usuário que interagir em fake news sobre coronavírus
Alertas serão enviados aos usuários da rede social Facebook que curtirem, registrarem ou comentarem postagens com informações falsas e nocivas sobre a Covid-19. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (16) e as mensagens devem começar a ser enviadas nas próximas semanas e também serão retroativas.

As mensagens irão conectar os usuários às informações checadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mensagens com falsas soluções como a de que beber água sanitária cura o vírus e a de que o distanciamento social não funciona para prevenir a disseminação estão entre as mensagens que já foram excluídas pela rede social.

A medida foi anunciada após uma pesquisa George Washington University e da Ohio State University mostrar que emitir correções por verificadores de fatos independentes, a cada vez que um usuário do Facebook for exposto a uma desinformação, pode reduzir em 49,4% a crença no conteúdo enganoso, podendo esta redução chegar a 61%.

Os pesquisadores analisaram uma amostra com mais de 100 exemplos de desinformação, em seis idiomas, sobre o coronavírus no Facebook. Essas postagens foram compartilhadas 1,7 milhão de vezes e foram visualizadas, aproximadamente, 117 milhões de vezes nos seis idiomas, apesar de já terem sido checadas por verificadores de fatos independentes.

O Facebook também anunciou a criação de uma nova seção chamada ‘Conheça os Fatos’. Ela inclui artigos de verificação de fatos de parceiros nos Estados Unidos, que desmascaram informações erradas sobre o coronavírus. No momento, essa nova seção está disponível somente nos EUA.

No Brasil, o Facebook e o Instagram já tinham implementado um centro de informações no topo do feed de notícias que conecta as pessoas a informações de fontes confiáveis e dicas sobre o novo coronavírus. Além da opção “Solicite ou ofereça ajuda”, um espaço onde as pessoas podem oferecer ou solicitar suporte a quem está por perto, como comprar mantimentos ou oferecer transporte para aqueles que estão mais vulneráveis.

Por: bahia.ba
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]