SAÚDE / Governo se nega a revelar exame de Bolsonaro por Lei de Acesso à Informação

Em resposta ao pedido feito pelo portal UOL, Secom afirmou que resultados são 'sigilosos'

Governo se nega a revelar exame de Bolsonaro
A Presidência da República classificou como "sigilosos" os exames que Jair Bolsonaro fez para detectar o novo coronavírus e se negou a divulgar os resultados dos testes.

O portal UOL fez o pedido ao governo via Lei de Acesso à Informação (LAI) em 23 de março, sob a justificativa de que a informação de realização do exame é pública e foi divulgada pelo próprio presidente. A solicitação também se baseou nos princípios de transparência de informações da administração pública, previstos na Constituição Federal.

O pedido foi encaminhado à Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República, que negou a informação no dia 9 de abril. A pasta disse se basear na legislação que regula o acesso a informações públicas (Lei 12.527/2011) e afirmou que as informações individualizadas sobre o assunto "dizem respeito à intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas".

O presidente fez os exames em 12 e 17 de março, após voltar de missão oficial nos Estados Unidos. Nessa viagem, ao menos 23 autoridades que estavam na comitiva presidencial contraíram o vírus.

Bolsonaro afirmou publicamente que os dois testes deram resultado negativo, mas nunca apresentou os documentos. No entanto, ele vem cobrando de médicos de São Paulo, recentemente infectados e tratados, que revelem o receituário de seus tratamentos. O presidente defende o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento contra o coronavírus, medicamentos cuja eficácia não é consenso na comunidade científica.

Por: metro1
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]