POLÍTICA / PF leva HD com grampos que Moro fez contra advogados de Lula

A defesa guardava uma cópia de arquivos obtidos ilegalmente pelo ex-juiz - apagados em 2018 após decisão judicial

Grampos que Moro fez contra advogados de Lula
Operação policial no âmbito da operação E$quema S, a mando do juiz bolsonarista Marcelo Bretas, sequestra única cópia de conversas telefônicas.
Entre os documentos apreendidos na casa do advogado Cristiano Zanin Martins em operação realizada nesta quarta-feira (9) pela Polícia Federal, está um HD que continha cópias dos grampos telefônicos feitos pela Lava-Jato de Curitiba contra Lula e o escritório. A Justiça Federal teve que apagá-los em 2018.

Segundo informações da colunista Bela Megale, do O Globo, o material continha os 23 dias de interceptações feitas pela operação e estava em cópia única em HD apreendido nesta quarta. Esses grampos foram determinados pelo ex-juiz Sérgio Moro.

O perfil do ex-presidente Lula no Twitter comentou sobre esse “detalhe”. “Das ‘coincidências’ da vida: a operação contra Cristiano Zanin Martins apreendeu hoje nada mais, nada menos, que os áudios dos grampos ilegais do ex-juiz Moro contra os advogados de Lula, uma das provas dos abusos da Lava Jato contra o ex-presidente”, tuitou.

Os áudios foram deletados pela Lava Jato em 2018, após o TRF-4 atender os advogados do ex-presidente. A defesa pediu uma cópia do material antes da exclusão – e foi atendida. Zanin guardava os registros em sua casa.

Entre os grampos guardados no arquivo está o que foi vazado no dia em que o ex-presidente Lula seria nomeado como Ministro da Casa Civil no governo da ex-presidenta Dilma Rousseff. O vazamento foi acordado entre Moro e o procurador Deltan Dallagnol para ocorrer naquele dia, como mostrou reportagem da Vaza Jato, do The Intercept Brasil.

Críticas à operação
Em nota, Zanin acusou o juiz Marcelo Bretas, que autorizou a ação da Polícia Federal, de agir a mando de Jair Bolsonaro, em “clara tentativa de intimidação do Estado brasileiro pelo meu trabalho”. “O juiz Marcelo Bretas é notoriamente vinculado ao presidente Jair Bolsonaro e sua decisão no caso concreto está vinculada ao trabalho desenvolvido em favor de um delator assistido por advogados ligados ao Senador Flavio Bolsonaro. A situação fala por si só”, declarou. Ele ainda apontou que o ato ocorreu um dia após fim do prazo para a Lava Jato explicar cooperação com EUA.

A Ordem dos Advogados do Brasil disse, em nota, que vai tomar medidas administrativas e judiciais contra a operação, que considera uma tentativa de “criminalização da advocacia”.

Por: revistaforum
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]